Resenha Crítica: O Vilarejo — Raphael Montes

                             

Autor: Por Raphael Montes
Editora: Suma das letras
Classificação: 5/5


O Vilarejo foi uma leitura concluída rápido demais, terminei num só dia (o livro é bem curtinho, com apenas 92 páginas). E por que eu demorei três dias para critica-lo aqui? Porque não sabia como começar. Foi até agora um dos livros mais complicadinhos de comentar, pois terminei de ler e pensei "E agora?". Mas cá estou.
Se você prestou atenção no começo, coloquei "autor: por Raphael Montes", pois então, o Rapha é o tradutor dessa aterrorizante história. Vou explicar...
Já nos prefácio, somos introduzidos à revelação de que a história desse livro foi escrita por uma mulher chamada Elfrida Pimminstoffer. Depois que ela faleceu, os livros que ela tinha foi doado para um amigo do Rapha, e no meio desse amontado de livros, encontrou três cadernos finos onde deu de cara com essa história. Escrito à mão, com tinta velha e desbotada, com as folhas mal conservadas e um idioma estrangeiro. Foram escritos em cimério, uma língua morta. É nessa hora que o Raphael sai em busca de algum pra traduzir a história pra ele — que o deixou espantado com os textos e as ilustrações de extrema violência –, e acabou encontrando: o único especialista nesse idioma morto, que recusou-se a traduzir. E o Raphael acaba fazendo isso sozinho, apenas com um dicionário que ganhou do professor especialista em línguas botno-úgricas, Uzzi-Tuzii.
  Num desses cadernos, encontrou o nome "Peter Binsfeld", nada mais nada menos que um padre, teólogo e demonologista. O legado mais famoso deste padre, é a classificação dos demônios, os Sete Reis do Inferno, os responsáveis por invocar um pecado capital nos seres humanos.
E os capítulos são exatamente focando nisso; são apenas sete capítulos, onde foca na vida de cada pessoa do vilarejo e os seus pecados. Vamos ver sobre a gula da Felika e o que faz para manter os filhos alimentados, enquanto o marido Anatole vai a procura de alimentos fora do vilarejo, ele é dono da Ira. A Inveja da Vonda para com as irmãs Vália e sua gêmea Velma. A soberba da sonsa da Srt Helga. A luxúria nogenta do Mikhail. A preguiça do Ivan, o ferreiro e a ganância da Sra Branka. Da pra ler cada capítulo sem prejudicar na interpretação, todos os contos se interligam.

Quando terminei de ler o Prefacio, fiquei com receio de iniciar a leitura. Afinal, escrito num idioma morto, contando a história de um vilarejo que sumiu do mapa, onde os personagens são sombris e cruéis, é de assustar qualquer um.
Começado a leitura, fiquei sem acreditar no que tinha acabado de ler e precisei reler para ver se a ficha caia. Foi o capitulo mais sombrio de todos! É nesse capítulo que você sabe o destino de quase todos os moradores da vila.
Você percebe que a maldade humana sempre existiu, ainda mais quando é tempo de guerra e de frio, onde os instintos de sobrevivência estão a todo vapor. Você percebe que os personagens são seus piores inimigos, e isso é assustador!
Se eu indico esse livro? Sem sombras de dúvidas! Mas eu perguntaria se a pessoa teria estômago para tal leitura, muita gente já me falou que desistiu de ler por ser muito surreal e cruel. E a tendência é piorar... A cada capitulo nos deparamos com contos loucos! E o posfácio, me deixou de queixo caído. Fiquei me perguntando: "Será que tudo isso foi real ou é a imaginação da autora? Fiquei torcendo para ser a segunda opção e poder dormir em paz. Risos.
Sem mais delongas, esse livro é bizarro, e isso é um elogio (Claro, sem imaginar que seja algo real). Foi muito bem escrito e isso é tenso, o que é uma maravilha para um livro fe terror. Alguém já leu?


16 comentários:

  1. Sou doida pra ler esse livro, embora tenha um certo medo, o enredo pareceu maravilhoso , e isso de o leitor ficar perguntando se tudo é real me deixou mais curiosa ainda! amei a resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Até agora, quando penso no livro, penso isso. Esse livro é muito bom ❤

      Excluir
  2. Não li mas quero ler todos os livros do autor porque li Dias Perfeitos e curti bastante.
    Adorei a ideia de mostrar o ser humano como monstro da coisa, espero ter estômago para isso. Preciso ler no momento certo haha. Espero comprá-lo na Black Friday.

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou doida para ler os outros livros, e espero que sejam tão bons quanto.
      Espero que goste também.
      Xero.

      Excluir
  3. Uma resenha muito bem feita, mas sou uma dessas pessoas que não teriam coragem de ler este livro, fico cada vez mais impressionada com a diversidade de livros que existe, e ainda tem gente que não gosta de ler!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, vai entender esse povo que não ler.. Risos.
      Eu fiquei fascinada, e estou doida para ler os outros livros dele. Xero.

      Excluir
  4. Eu queria ler esses livros, como eu queria, mas não consigo, terror/suspense não é comigo, simplesmente não dá...Mas adorei a resenha...E esse livro parece bem legal mesmo...Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro ler livros de terror, e espero ler mais sobre suspense. Xero.

      Excluir
  5. Oi! O livro parece bem surreal, é interessante que cada personagem represente, de certa maneira um pecado, mas por outro lado parece-me um pouco assustador a forma como foi tratado pelo autora.
    Para ser sincera, acho que não tenho estômago para esta leitura...
    Beijinhos!

    http://euliaeleio.blogspot.pt/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mega surreal, Lia!
      Então é melhor nem começar a ler. São abordados assuntos um tanto delicados.
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi, Caprica

    Então, como eu te falei eu comecei a ler e li uns três contos e parei, mas pretendo terminar sim. Achei um livro bem pesado por mostrar o quão podre o ser humano consegue ser. Os três primeiros contos me deixaram estática, não dá pra aceitar que um ser humano é capaz de cometer tais atos em tempos de sobreviver (ou em dias normais como vemos por aí), mas é a realidade não é?! Por isso é tão cruel. É bizarro e é cruel e eu não tenho estômago pra isso não, mas vou lendo aos poucos pra não ficar enjoada de uma vez. Amei a resenha.

    Beijos,Mia

    miaestanteliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente as pessoas podem ser bem cruéis. Se já são assim em "bons" tempos, imagina nos ruins... Vai lendo aos poucos. E quando chegares ao final, me avisa..
      Xero.

      Excluir
  7. Pela capa e sinopse parece um livro muito bom, fiquei muito interessada. Aliás, você escreve muito bem!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então pode dar aquela conferida! O livro é muito sensacional mesmo. Espero que goste é obrigada <3

      Excluir
  8. TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO TESTANDO

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.