Querido Papai, nasci menina.

  Só queria começar te agradecendo, pois sei que fará de tudo para me proteger, mas papai, nasci menina e preciso te pedir um favor. É sobre meninos.    
   Nasci menina e desde pequena vocês me ensinarão a ter bons modos, não sentar de pernas abertas, não falar palavrões e precisarei compreender alguns modos dos meninos. Mas como?
    Porque veja bem, aos 14 anos estarei me tornando uma mocinha e os meninos da minha classe começarão a fazer piadas sobre meus seios e sobre as roupas que marcam um pouco do meu corpo. Serei chamada de puta, safada, vadia e muitas outras coisas, só de brincadeira, claro. É só algo que os meninos fazem por diversão, eu entendo. Talvez você até já tenha feito isso para impressionar outros garotos. Ainda assim, muita gente não entenderá que isso é uma piada. Algumas meninas e até outros meninos, esses, começarão a acreditar.
   Então, quando eu tiver com 16 anos, um dos meninos tentará enfiar uma das mãos pelas minhas calças e acariciar meus seios quando eu estiver bêbada pela primeira vez. Embora eu diga não, ele apenas ri. É engraçado, né?
Fico imaginando se ao voltar pra casa,  num taxi dirigido pelo filho daquele cara que costumava sair contigo e que fazia piadas cheias de insulto, serei estuprada. Mas claro, eram apenas piadas. Então você ria. Como você poderia saber que algo assim poderia acontecer comigo?
  Então, no dia da minha primeira vez, não poderei reclamar, não da dor, mas da parte que eu não sabia o que estava fazendo. Ele? Ele  muito experiente, o pai dele fez questão de ensinar como o negócio funcionava, fazia tudo sozinho. E eu compreendo, meninas não podem falar sobre sexo. O que vão pensar?
   Então finalmente encontrarei o Sr. Perfeito e você ficará tão feliz por mim. Porque ele realmente me ama e é tudo que sempre sonhei. Vamos casar!
Mas um dia, ele deixa de ser o Sr.
Perfeito. Não sei o que fiz.
Espera, estou exagerando?
Fui criada para ser uma mulher forte e independente, por quê to reclamando?
Numa noite, ele me chama de puta, mas tudo bem, ele anda muito estressado com o trabalho, o casamento se aproximando. No dia seguinte, ele me bate. Quero dizer, eu merecia, às vezes sou uma megera. Mas papai, ainda somos o melhor casal. Ando meio confusa, eu o amo e o odeio. O que faço? Falam pra mim que é normal passar por isso, e você acredita. E num dia qualquer, tudo fica escuro, ele tenta me matar.
  Querido papai, este é o favor: Uma coisa sempre leva a outra. Impeça antes mesmo de chegar a acontecer. Não deixe meu irmão chamar as meninas de putas, elas não são. Não aceite piadas ofensivas de caras estranhos, ou mesmo de amigos. Por trás de cada piada há sempre alguma verdade.
    Querido papai, me ensine a saber escolher um cara, me fale sobre sexo. Eu sei que você daria a vida para me proteger, mas por favor, faça tudo o que puder para que eu não tenha que aguentar o pior de todos os perigos, pois nasci menina. Estou com medo.


Texto adaptado de um video do YouTube. 

31 comentários:

  1. Lindo e emocionante...Uma verdade muito triste, que precisa mudar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, infelizmente é uma realidade. Que as coisas mudem com o passar dos tempos.

      Excluir
  2. Ah! Linda, belíssimo texto e infelizmente realidade que vivemos hoje. Por um dia em que essas questões de gênero acabem e que as mulheres estejam livres desses padrões impostos, não só pelos pais, mas também pelas próprias mães que foram criadas assim. Por um mundo onde não tenhamos medo de ser mulher. Parabéns pode seu texto!

    Beijos. Mia

    https://miaestanteliteraria.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente é uma realidade. É tudo questão de educação. Temos que saber educar melhor, para que as meninas da nova geração não vivam com medo como nós.

      Xero da Joh

      Excluir
  3. Uma verdade muito triste ;(
    Adorei! Muito emocionante mesmo! =*
    www.lendo1bomlivro.com.br

    Instagram @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  4. Que arraso de texto, Johany. Amei, amei, amei. Esse texto precisa ser divulgado e compartilhado por aí, como aviso, conscientização. O que simples conversas não fariam né? Espero que o dialogo seja mais frequente nas próximas gerações, diálogos construtivos, pra evoluir, não pra repassar coisas do século passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! <3
      Espero de verdade que essa conscientização aconteça. Precisamos mudar tal realidade.

      Excluir
  5. Oi! Amei o texto, emocionei-me ao lê-lo. Infelizmente as coisas são assim e cá em Portugal só se ouve falar de violência entre casais auê muitas vezes resulta na morte de uma das pessoas.
    Beijinhos!

    http://euliaeleio.blogspot.pt/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lia <3
      É uma triste realidade, infelizmente é assim. Que as coisas mudem...

      Excluir
    2. Obrigada, Lia <3
      É uma triste realidade, infelizmente é assim. Que as coisas mudem...

      Excluir
  6. Oi! Amei o texto, emocionei-me ao lê-lo. Infelizmente as coisas são assim e cá em Portugal só se ouve falar de violência entre casais auê muitas vezes resulta na morte de uma das pessoas.
    Beijinhos!

    http://euliaeleio.blogspot.pt/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente isso é uma coisa que sempre acontece em nossa sociedade. Espero que não poucos, isso mude.
      Xero

      Excluir
  7. Eu sou apaixonada por esse vídeo no Youtube, acho válido você linká-lo, pois eu acho incrível as cenas e como tudo parece bem real. Às vezes, muitas pessoas ignoram textos como esses, mas é a verdade, infelizmente, a mulher está inserida num meio que a força a ser de um único jeito (que agrade o homem), a se dar o respeito (porque se não, como vai arranjar pretendente?) e caso ame uma mulher... (é falta de...). Tudo se resume a homem, pra eles, eles são a solução de tudo, incrível como são egocêntricos. Não todos, claro. Mas sabemos como é. Afinal, nascemos meninas. E adorei sua adaptação, tu arrasa nos textos, e espero que continues postando autorais, porque são meus textos preferidos!!! Xêro, Joh!

    Beijos, da Carol
    blogcomv.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol..
      O ego masculino está inserido na nossa educação. Somos obrigadas a estuda-la e aceitar.
      Obrigada pelo elogio, pode deixar que postarei mais depois.
      Xero da joh <3

      Excluir
  8. Que texto forte, fiquei emocionada! Infelizmente essa é a realidade, o machismo ainda impera, mas tenho fé que o futuro será mais risonho com as mulheres conquistando cada vez mais seu espaço na sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que assim seja! Graças a tantas lutas, conquistamos cada vez mais nosso espaço, e não podemos parar ♡

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?

    Esse é um dos textos mais lindos que já li nos últimos tempos. Suas palavras estão repletas de verdade, pois é assim que toda menina se sentirá em algum momento e isto só pode ser evitada pelos homens. Tem tanta dor presente em seu texto, que é impossível não ir as lágrimas. Parabéns!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice tudo ótimo e contigo?

      Eu sempre que releio esse texto, fico do mesmo jeito. Fico que feliz que você tenha gostado e espero que a cada dia, nossa luta prevaleça. ♡

      Excluir
  10. Ei moça, é uma triste realidade, infelizmente, no caso da violência, é pior quando as mulheres por medo não denunciam o que ocorre, ou acham que isso acontece por achar que é culpa delas, quando na verdade a culpa é dos homens, homens que são criados achando que as mulheres são objetos que servem apenas para satisfazer seus desejos... e por incrível que pareça e com tanta informação ao invés de melhorar, parece que as coisas só pioram... é realmente muito triste!!! parabéns pelo texto, como sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Tudo que você falou ainda é uma lutas, infelizmente, coisas desse tipo pra pior acontece todos os dias. Até quando, né? Espero um futuro melhor para nós mulheres.
      Obrigada ♡

      Excluir
  11. Achei bem legal seu texto, ate me lembra uma cronica "As Mulheres" na Visão de Arnaldo Jabor. Atualmente tem mudado ate um certo ponto na criação das mulheres e da a oportunidade de surgir mulheres bem decidas. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus!! Tá na hora já, de sermos vistas como inferiores perante aos homens, em muitos aspectos. Vou procurar essa crônica.
      Obrigada pela visita ♡

      Excluir
  12. Olá!
    ótimo texto! Um realidade né, é triste vê como as meninas crescem e são expostas a pessoas que se acham no direito de falar da maneira que quer ou da maneira que foi ensinado. Hoje tem muito meninos que não sabem respeitar uma meninas,são ensinados desde pequenos, a se referirem as meninas com palavras chulas,só para mostrarem a sua masculinidade, pior, pais e até mesmo avós incentivam tais coisas, é triste, mas é necessário ensinar a todos o respeito, porque amanhã pode ser a filha de uma amigo e até mesmo a sua! ótima reflexão!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Eduquem as crianças e não será preciso punir os adultos.". Tudo questão de educação e bom senso. É preciso parar de educar tão mal, principalmente os meninos.
      Obrigada pela opinião ♡

      Excluir
  13. Oi, tudo bem ?

    Que post mais lindo , foi uma ótima reflexão e achei tudo super válido . As pessoas devem sim fazer mais posts assim e sobre respeitar mais tanto as meninas como as crianças em geral. Ninguém nasce sabendo e criança não tem culpa de nada. As pessoas devem ter mais consciência, gentileza e amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo e contigo, lindeza?

      Exatamente!! Precisamos educar certo as crianças,precisamos de respeito e muito amor ♡

      Excluir

Tecnologia do Blogger.